Aproveitando o mês de Março Azul-Marinho, que é o mês de Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal, apresento para vocês os fatores de risco e os sintomas deste câncer tão prevalente na população brasileira e que muitas vezes, pode ser evitado!
Conheça os Sintomas e os fatores de Risco para o desenvolvimento do Câncer Colorretal no Março Azul-Marinho, que é o mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Cólon e Reto.
Os fatores de risco que aumentam o risco para o desenvolvimento de câncer de cólon e reto incluem algumas variáveis hereditárias e que, portanto, não podem ser modificadas. Porém, a maior parte dos fatores de risco podem ser modificados e prevenidos. Veja abaixo:
Fatores de Risco para desenvolvimento de Câncer de Cólon e Reto:
🔹 Idade a partir dos 50 anos
🔹 Excesso de peso corporal
🔹 Alimentação não saudável > pobre em frutas, vegetais e alimentos com fibras
🔹 Consumo de carnes processadas > salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame
🔹 Ingestão excessiva de carne vermelha (mais de 500 gramas por semana)
🔹 História familiar de câncer de intestino
🔹 História pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama
🔹 Tabagismo
🔹 Consumo de bebidas alcoólicas
🔹 Doenças inflamatórias intestinais > Retocolite Ulcerativa Crônica e Doença de Crohn
🔹 Doenças hereditárias > Polipose Adenomatosa Familiar (FAP) e Câncer Colorretal Hereditário sem Polipose (HNPCC), que devem ter acompanhamento individualizado.
🔹 Exposição ocupacional à radiação ionizante, como raios X e raios gama > profissionais da radiologia
Os sintomas associados ao câncer colorretal que podem ser um sinal de alerta para iniciar maiores investigações com seu médico, são:
Sintomas associados ao Câncer Colorretal:
🔹 Sangue nas fezes
🔹 Alteração do hábito intestinal > diarreia e constipação alternados
🔹 Dor abdominal
🔹 Fraqueza e anemia
🔹 Perda de peso sem motivo aparente
🔹 Alteração no formato das fezes > muito finas e compridas
🔹 Massa ou tumoração abdominal
⚠️ Muitas vezes estes sintomas podem não ser causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias.
Divulguem esta informação e vamos ficar atentos!
Envie este post para quem pode se beneficiar desta informação, é só copiar o link 🔗 abaixo ou Registre-se para receber novos posts.
🎯 Ajudo pacientes adultos e idosos oncológicos em suas dúvidas e dificuldades com a alimentação, no manejo de sintomas do tratamento, em preparo pré-operatório ou dieta pós-operatória, sempre visando a qualidade de vida através da alimentação.
Entre em contato comigo pela aba de Contato acima (ou nos três risquinhos do topo), por email ou WhatsApp no (11)96604.0955 e marque uma consulta.
Estamos juntos!! 🙌🏻
Nutricionista Bárbara Salles
Comments